quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Manejo de cochos


È fundamental a utilização correta de cochos, pois através de pesquisas, foi verificado que de 8 a 10% dos bovinos podem não ter acesso ao cocho de sal mineral, em função da estratificação hierárquica que se verifica no rebanho, quando existem diversas categorias animais em um mesmo pasto, pode ocorrer um aumento de até 25% de animais isentos de sal mineral. È recomendado a utilização de cochos em lugares com sombra e perto de aguadas, de preferência nos cantos, onde os animais são acostumados a passar a noite. Se necessário mais de um cocho, é indicado que este seja colocado do lado oposto para se obter maior aproveitamento da pastagem.

As medidas recomendadas são de 5 cm por cabeça de cada lado do cocho, sendo assim para um rebanho de 100 cabeças, o mínimo seria um cocho de 2,5 metros de comprimento com acesso aos dois lados.

A altura do cocho deve ser de acordo com a categoria animal, porém nunca pode estar no chão, pois animais podem pisar, defecar e urinar sobre o sal, diminuindo então o consumo e a qualidade do sal. Quando falamos de mineralização para bezerros não devemos nos preocupar em qual o sal ideal para esta categoria, pois nesta fase de vida estes recebem todos os nutrientes minerais de que precisam pelo leite materno e do pasto quando dele se utilizam; a única recomendação é que o cocho esteja à altura dos bezerros também para que estes possam lamber quando quiserem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário