sexta-feira, 5 de agosto de 2011

As necessidades nutricionais dos bovinos, antigamente e hoje.



Tópico 01

Antigamente quando os bovinos viviam livres e podiam migrar para onde bem quisessem, eles percorriam vastas regiões sempre em busca das melhores pastagens. Com isso eles se alimentavam em pastagens de diversas qualidades, pastagens estas que cresciam nos mais diversos tipos de solos

Tópico 02

Em função dessa diversidade de terras por onde os bovinos iam vivendo, naturalmente sua alimentação ia sendo equilibrada à medida que a alimentação mudava de região para região. Vale lembrar que aqui estamos falando em muitos e muitos milhares de km quadrados.

Tópico 03

Hoje, porém os bovinos vivem em áreas restritas ano após ano, freqüentemente em terras com diversos desequilíbrios minerais. E se esses desequilíbrios não forem corrigidos através do fornecimento de sal mineral, a atividade pecuária se torna antieconômica devido à baixa produtividade que a carência mineral ocasiona no rebanho.

Tópico 04

Para exemplificar, uma das áreas mais sensíveis a mineralização inadequada notadamente no que diz respeito à carência de fósforo, é a fertilidade do rebanho. Vacas com carência de fósforo custam a ficar prenhas e os intervalos entre partos são longos, um quadro cuja conseqüência é a queda na produtividade do rebanho.


Nenhum comentário:

Postar um comentário