quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Quanto um animal deve ingerir por dia?

As necessidades dietéticas são fatores de pouca interferência, com exceção do cloreto de sódio (sal comum). Assim animais deficientes em certos minerais, se colocados diante a duas misturas, uma palatável, porém desprovida dos minerais de que eles precisam, e outra contendo aqueles minerais, porém de forma não palatável, consumirão a primeira, e desprezarão a segunda, mesmo que isto implique a morte por deficiência. Como foi citado, o cloreto de sódio, até certo ponto é consumido de acordo com as necessidades dos animais, graças a sua palatabilidade, sendo assim utilizado como ingrediente controlador de consumo.

Um animal adulto deve ingerir de 60 até 100 g de sal mineral por dia, sendo que depende da palatabilidade do sal. Se o consumo estiver baixo é indicado o uso de palatabilizantes, como o melaço em pó, fubá de milho, levedura seca ou até mesmo palatabilizantes comerciais, porém, se o consumo estiver muito alto, é necessário aumentar o cloreto de Sódio, limitando o consumo.

Um comentário:

  1. João, sua matéria sobre o efeito do sal de cozinha(sal comum)como estimulador e regulador de consumo está perfeita. parabéns, Marcos Soares

    ResponderExcluir